Abertas as inscrições para o 29º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica e 9º Seminário de Iniciação Científica para o Ensino Médio

22/07/2019 09:13

Estão abertas as inscrições para o 29º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SIC) e para o 9º Seminário de Iniciação Científica para o Ensino Médio (SIC-EM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os bolsistas de graduação e os alunos de Ensino Médio devem se inscrever através de formulários específicos entre os dias 22 de julho e 25 de agosto de 2019.

O SIC mudou em 2016 e se manteve desde então. Ao invés do participante apresentar um painel junto com o resumo, um vídeo deverá ser feito. O bolsista deve criar e inserir um vídeo com informações sobre o seu projeto de Iniciação Científica e Tecnológica, de 2 a 5 minutos, e publicar na plataforma do YouTube, dentro do prazo estabelecido para as inscrições.

O trabalho estará disponível na internet, ou seja, para um público muito mais abrangente. O objetivo é estimular a criatividade dos alunos e tornar o Seminário mais sustentável, além de interessante e inovador.

Os requisitos do vídeo bem como os critérios de avaliação estão disponíveis no Regulamento para o 29º SIC e aqui para o 9º SIC-EM.

Na página de inscrição os interessados poderão ver algumas sugestões para facilitar a execução do vídeo e torná-lo mais atrativo.

Os vídeos e resumos elaborados pelos alunos serão avaliados por dois professores da mesma grande área de conhecimento e a nota final será dada a partir da média aritmética das notas atribuídas pelos avaliadores. Assim, os que conseguirem melhor nota e forem selecionados, apresentarão oralmente suas pesquisas entre os dias 14 e 18 de outubro de 2019, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFSC.

Nesses dias, os que já tiverem sido selecionados, serão avaliados nas apresentações orais por uma comissão composta por todos os Centros de Ensino das respectivas áreas de conhecimento e por avaliadores externos.

Os alunos selecionados que, por algum motivo, não puderem comparecer na data das apresentações orais deverão ter a justificativa detalhada enviada pelo orientador, à Coordenadoria do PIICT, até o dia 09 de outubro de 2019, para o e-mail pibic@contato.ufsc.br

Ressaltamos a importância da leitura completa do Regulamento do 29º SIC, para os alunos de graduação, e do Regulamento do 9º SIC-EM, para os alunos de ensino médio.

O 29º SIC e o 9º SIC EM serão realizados entre os dias 14 e 18 de outubro de 2019, juntamente à programação da 18ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) da UFSC.