Painel: Como Fazer
EMail

PREPARANDO APRESENTAÇÕES EM PAINÉIS


LAYOUT

  • Colunas: arrume seu material em colunas em vez de linhas. É mais fácil para os leitores visualizarem um painel sistematicamente do que ziguezagueando de um lado para o outro.
  • Colocação ao nível dos olhos: Coloque seus resultados mais importantes ao nível dos olhos do leitor, imediatamente abaixo da barra do título, e os dados e texto de suporte na parte abaixo.
  • Introdução / Conclusões: Uma introdução deve ser colocada na parte superior esquerda e uma conclusão na área inferior direita, usando uma fonte de, pelo menos, 3,5 cm de altura. Raramente é necessário colocar uma cópia do resumo.
  • Agrupando itens similares por cores: Sessões com “elos” lógicos ou colunas do painel podem ser colocadas com a mesma cor de fundo. As cores de fundo devem ser suaves e as tonalidades de cinza são as mais efetivas.
  • Tirando vantagem de impressoras e programas: A grande disponibilidade de impressoras jato-de-tinta e programas de layout permite a produção econômica de painéis atrativos e efetivos numa única folha e que podem ser facilmente transportados num tubo. Use bordas para separar as áreas.


TEXTO

  • Faixa: Prepare uma faixa no topo do painel indicando o título do resumo, autor(es) e a filiação(ções).
  • Tamanho do texto: O texto dever ser escrito com fonte de tamanho 16, ou maior, para facilitar a leitura à distância.
  • Listas: Listas numeradas ou com marcadores são efetivas para chamar atenção para vários pontos.

 

ILUSTRAÇÕES

  • Figuras: Figuras devem ser desenhadas para serem vistas à distância e deve-se usar símbolos claros, padrões visíveis e fonte grande.
  • Cores: Cores podem ser efetivas se usadas com parcimônia; use cores escuras saturadas em fundos brancos ou suaves, e cores claras, luminosas, em fundos escuros.
  • Seqüência: A seqüência das ilustrações deve ser indicada com números ou letras de, pelo menos, 3,5 cm de altura.

(Adaptado de Preparing effective Poster Presentation – The Society for Neuroscience)

Para cada painel será reservado um espaço de 80cm de largura por 120cm de altura. Aqueles que excederem essas medidas não poderão ser afixados. Tome cuidado ao fixar o pôster para não esconder o número do painel, afixado pelos organizadores no alto à esquerda. Serão disponibilizados, pelos organizadores,  suportes metálicos para pendurar o painel.
O painel deverá conter no alto, em destaque os seguintes itens: Título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es) e a filiação (Lab/Depto/Centro…). Deverão ainda ser apresentados: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusões, e Referências Bibliográficas (quando pertinente). No final do painel deverá ser indicado o nome do órgão financiador da pesquisa. Os bolsistas que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFSC (PIBIC/CNPq – BIP/UFSC) deverão fazer referência a este fato, em local de destaque no painel. Não esqueça de colocar os símbolos da UFSC e do CNPq.

Para obter o logo da UFSC: http://www.identidade.ufsc.br/

Para obter o logo do CNPq: http://www.cnpq.br/cnpq/logomarca.htm

Para obter um Modelo de Banner: http://identidade.ufsc.br/modelos/modelos-para-apresentacoes/

Facebook Twitter