Abertas as inscrições para o 31º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica e 11º Seminário de Iniciação Científica para o Ensino Médio

02/08/2021 08:04

Estão abertas as inscrições para o 31º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SIC) e para o 11º Seminário de Iniciação Científica para o Ensino Médio (SIC-EM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os bolsistas de graduação e os alunos de Ensino Médio devem se inscrever através dos respectivos formulários específicos até o dia 25 de agosto de 2021:

Inscrição 31º Seminário de Iniciação Científica

Inscrição 11º Seminário de Iniciação Científica para o Ensino Médio

O SIC mudou em 2016 e se manteve desde então. Ao invés do participante apresentar um painel junto com o resumo, um vídeo deverá ser feito. Até 2019, todos os bolsistas precisavam criar e inserir um vídeo na plataforma do YouTube.

Neste ano de 2021 a plataforma para postagem dos vídeos dos alunos com informações sobre o projeto de Iniciação Científica e Tecnológica, de 2 a 5 minutos, continuará sendo o Repositório Institucional, em uma comunidade criada especificamente para exibição deste conteúdo e manutenção de acervo do material produzido.

Sendo assim o trabalho estará disponível online, ou seja, para um público abrangente. O objetivo é estimular a criatividade dos alunos e tornar o Seminário mais sustentável, além de interessante e inovador.

Os requisitos do vídeo bem como os critérios de avaliação e cronograma de atividades estão disponíveis nos respectivos regulamentos. Ressaltamos a importância da leitura completa do material do seminário em que se inscreverá:

Regulamento 31º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SIC)

Regulamento 11º Seminário de Iniciação Científica para o Ensino Médio (SIC-EM)

Na página de inscrição os interessados poderão ver algumas sugestões para facilitar a execução do vídeo e torná-lo mais atrativo.

Os vídeos e resumos elaborados pelos alunos serão avaliados por dois professores da mesma grande área de conhecimento e a nota final será dada a partir da média aritmética das notas atribuídas pelos avaliadores. Assim, os que conseguirem melhor nota e forem selecionados, deverão apresentar oralmente suas pesquisas entre os dias 18 e 22 de outubro de 2021 de forma remota, em salas virtuais.

Nesta última etapa os trabalhos apresentados oralmente serão novamente avaliados, sob critérios adicionais, nas apresentações orais, por uma comissão composta por todos os Centros de Ensino das respectivas áreas de conhecimento e por avaliadores externos. Os melhores trabalhos serão premiados.