Abertas inscrições para o 33º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica e 13º Seminário de Iniciação Científica para o Ensino Médio

22/08/2023 08:00

Estão abertas as inscrições para o 33º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SIC) e para o 13º Seminário de Iniciação Científica para o Ensino Médio (SIC-EM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os bolsistas de graduação e os alunos de Ensino Médio devem se inscrever através dos respectivos formulários específicos até o dia 17 de setembro de 2023:

Inscrição 33º Seminário de Iniciação Científica

Inscrição 13º Seminário de Iniciação Científica para o Ensino Médio

O SIC mudou em 2016 e se manteve desde então. Ao invés do participante apresentar um painel junto com o resumo, um vídeo deverá ser feito.

E, desde 2021 a plataforma para postagem dos vídeos dos alunos com informações sobre o projeto de Iniciação Científica e Tecnológica, de 2 a 5 minutos, mudou e permanecerá sendo o Repositório Institucional, em uma comunidade criada especificamente para exibição deste conteúdo e manutenção de acervo do material produzido.

Sendo assim o trabalho estará disponível online, ou seja, para um público abrangente. O objetivo é estimular a criatividade dos alunos e manter o Seminário mais sustentável, além de interessante e inovador.

Os vídeos devem ser submetidos até o dia 10 de setembro de 2023 no Repositório Institucional e os requisitos bem como os critérios de seleção e cronograma de atividades estão disponíveis nos respectivos regulamentos. Ressaltamos a importância da leitura completa do material do seminário em que se inscreverá:

Regulamento 33º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SIC) (Retificado em 31/08/2023)

Regulamento 13º Seminário de Iniciação Científica para o Ensino Médio (SIC-EM) (Retificado em 31/08/2023)

Na página de inscrição, os interessados poderão ver algumas sugestões para facilitar a execução do vídeo e torná-lo mais atrativo.

Os vídeos e resumos elaborados pelos alunos serão analisados por pesquisadores da unidade de ensino do orientador da pesquisa quanto aos critérios dispostos em regulamento. Assim, serão selecionados, entre bolsistas de IC e IT, dentro de cada unidade de ensino, os trabalhos que melhor atenderem aos critérios de análise para apresentações orais de suas pesquisas, entre os dias 23 e 27 de outubro de 2023, de forma presencial, durante a Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFSC (SEPEX) 2023.

As apresentações orais serão divididas em blocos de acordo com a pertinência temática dos projetos entre si e em relação aos eixos temáticos da UFSC.

O cronograma das apresentações orais será publicado nas páginas do PIICT e do SIC, e definido após a seleção dos resumos e vídeos pelas unidades de ensino.

As apresentações orais deverão promover discussão em mesa composta por representantes dos Centros de Ensino e por pesquisadores internos da UFSC relacionados aos temas trabalhados.

Serão sorteados 6 (seis) trabalhos dentre as apresentações orais feitas durante o evento presencial do SIC para premiação.

Quaisquer dúvidas adicionais devem ser enviadas ao piict@contato.ufsc.br